Corpus Christi é uma expressão latina que significa Corpo de Cristo. É também o nome dado á festa que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia.
Essa festa é realizada anualmente na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. É uma festa de 'preceito', isto é, para os cristãos católicos é obrigatória a participação na Celebração Eucarística nesse dia.
Geralmente as comunidades católicas fazem uma procissão pelas vias públicas após a celebração da Missa, que atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cân. 944) que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo."
A Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao Século XIII. Nesse período a Igreja sentiu a necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado, para por fim à proliferação de doutrinas heréticas sobre o assunto.
A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.
O decreto de Urbano IV teve pouca repercussão, pois o Papa morreu em seguida. No entanto, a festa se propagou por algumas igrejas. Em Colônia na Alemanha, a Festa de Corpus Christi é celebrada desde antes de 1270, onde surgiu o costume da procissão e difundiu-se primeiro na Alemanha, depois na França e na Itália. Em Roma a procissão acontece desde 1350.
Em muitas cidades brasileiras é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa. Esta festividade de longa data se constitui uma tradição no Brasil, principalmente nas cidades históricas, que se revestem de práticas antigas e tradicionais e que são embelezadas com decorações de acordo com costumes locais.
Hoje, celebrar a Festa de Corpus Christi deveria significar celebrar a comunhão da comunidade cristã que se reune em torno da Eucarístia e por ela é alimentada para viver a partilha e a solidariedade que promovem a justiça e a paz. A santa Eucaristia não aprisiona o Espírito de Jesus, mas é substancialmente seu Corpo e seu Sangue, memorial do Cristo, da sua vida, da sua ação, da sua missão, para que todos aqueles que creem e dela se alimentam façam da própria vida memória de Jesus e sejam “sal da terra e luz do mundo”
Adorar a santa Eucaristia só tem sentido se essa adoração for traduzida na partilha do pão: pão alimento, pão educação, pão moradia, pão saúde, pão da vida digna.
Assim, verdadeiramente estaremos fazendo memória de Jesus Cristo e honrando seu Corpo e Sangue.
quinta-feira, 3 de junho de 2010
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