No domingo seguinte ao da Festa de Pentecostes, celebra-se a Festa da Santíssima Trindade, do Deus Único que se manifesta em três Pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo.
Esse é um dos mistérios mais instigantes da nossa fé, e como diz a lenda de Santo Agostinho, é mais fácil colocar toda a água do mar em um pequeno buraco do que entender o mistério da Santíssima Trindade.
Não temos a intenção de desvendar esse mistério, mas de jogar um pouco de luz sobre ele, para facilitar a sua compreensão.
Primeiro vamos ver qual o significado da palavra "pessoa". Para São Tomás de Aquino, pessoa é distinção e relação. Isso significa que pessoa é aquela que tendo natureza distinta está em relação com toda a natureza. Ou seja, pessoa é o ser que se relaciona sem perder o que a distingue dos demais.
O nosso Deus, único e supremo, não é um Deus distante, mas um Deus próximo, que caminha com seu povo, que ouve seu clamor e deseja que sejam felizes. Nosso Deus é um Deus amoroso e compassivo, que se relaciona com o mundo criado.
Ele é o Criador, que imprime todos os seus dons na obra prima da criação. E por amor faz do ser humano sua imagem e semelhança.
A própria afirmação de que Deus nos criou por amor já traz embutida em si a relação do Criador com a criação, pois o amor é sempre um ato de relação. Temos portanto, em Deus Criador a primeira Pessoa, aquela que se relaciona com toda a criação.
Porém, a relação de Deus com a criatura, envolta pelo mistério que Ele representa para o racional humano, necessita de mediação.
Surge então Jesus, o Cristo, que emana de Deus para encarnar-se na dimensão humana, o Filho, segunda Pessoa na relacão com Deus Pai que também está em relação com o Homem (Humanidade).
Ambos, Pai e Filho são único Deus, mesma essência que se manifesta em duas Pessoas (Jo 14, 10-11).
Quando Jesus volta para o Pai, Ele cumpre a promessa feita a seus discípulos, de enviar-lhes o paráclito que estará sempre com eles (Jo 14, 16-18) e com todos os que crerem. Jesus dá seu Espírito, sopra Espírito Santo no mundo (Jo 20,19-22), o Espírito que emana do Filho e do Pai, terceira Pessoa da Trindade que vai perpetuar a relação de Deus com a Humanidade.
Três Pessoas em um só Deus!
Celebrar a Festa da Santíssima Trindade é celebrar o imenso amor de Deus Único por nós, um Amor tão grande que se fez Trino para estar em constante relação com a nossa Humanidade.
domingo, 30 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário