sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Símbolos do Advento

Coroa do Advento

No tempo do Advento, as famílias têm o costume de preparar uma coroa de folhas onde são colocadas quatro velas, que serão acesas uma a cada semana.
Essa tradição tem origem pagã, simbolizando a esperança do retorno da luz do deus sol, durante o tempo do inverno, quando as noites são longas, no hemisfério norte.
Os missionários cristãos assumem esse símbolo anunciando que a Luz da Vida é Jesus, que vem para iluminar os caminhos de quem acredita em Deus, levando-os pelo caminho da vida eterna.
Assim, as velas da Coroa do Advento passaram a simbolizar para os cristãos a esperança no Senhor que vem, rompendo as trevas do mundo com sua Luz.
Há vários símbolos na Coroa do Advento:
CÍRCULO: A forma circular da Coroa simboliza que não há princípio nem fim. Esse símbolo remete ao amor de Deus por nós – que nos amou por primeiro, antes mesmo que fôssemos gerados – e que por esse amor nos enviou seu Filho para a nossa salvação. Também remete ao próprio Jesus – aquele que era, que é, e que vem, ontem hoje e sempre.
RAMOS VERDES: representam o broto novo, a vida nova que há de vir. Sinal da esperança na promessa do salvador.
QUATRO VELAS: Representam a Luz que virá para iluminar as trevas, rompendo o domínio do mal e fazendo brotar o bem, a justiça e a paz. Essas velas acessas a cada semana do Advento simbolizam a preparação para acolher a Luz do Senhor que virá para iluminar a nossa vida.
As velas da Coroa do Advento são roxas, exceto a vela do terceiro domingo, que é rosa, representando a alegria. Porém nada impede a criatividade das comunidades que hoje usam velas de cores diferentes. Uma sugestão seria: no 1º domingo – cujo tema é vigiar – usar uma vela verde, sinal de esperança; no 2º domingo – cujo tema é conversão – usar uma vela roxa; no terceiro domingo – cujo tema é alegria – usar a vela rosa; e no 4º domingo – cujo tema é o anúncio do nascimento – usar uma vela branca.
O mais importante dessa tradição é o espírito que deve animar a família a se reunir e juntos rezarem e meditarem sobre a melhor maneira de preparar-se para celebrar o Natal, na vivência do perdão, da conversão de vida, da renovação da esperança. Para os cristãos, essa tradição não pode ser um mero ritual, mas um verdadeiro sinal de que estamos nos preparando para anunciar a Boa Nova com nossa própria vida.

Nenhum comentário: