quinta-feira, 3 de setembro de 2009

22ª Semana do Tempo Comum - Quinta-feira: Lc 5, 1-11



É preciso aquietar-se para ouvir a voz do Senhor.
O Evangelho de hoje nos mostra que a agitação do mundo nos impede de ouvir a Palavra de Deus. O povo estava sedento da Palavra, mas agitados em volta de Jesus o deixavam tolhido.
Vendo a barca dos pescadores, Jesus sobe em uma delas para se afastar da agitação e então poder anunciar a Palavra de Deus, que vai atraindo para si aqueles que a ouvem, como é o caso de Pedro. Depois de aquecer-lhe o coração com a Palavra, Jesus o convida a fazer a experiência de entregar-se com confiança. Pedro acolhe o convite e fica surpreso com o resultado, reconhecendo toda limitação humana diante do projeto de Deus que se manifesta em Jesus. E essa experiência muda toda vida de Pedro, pois a partir de então ele atende o chamado de Deus e segue Jesus, assim como outros que também foram tocados por essa experiência.
Hoje, o barulho e a agitação do mundo tomam conta da nossa vida, gerando ruídos que impedem que façamos a experiência da presença de Deus junto de nós, que ouçamos a sua Palavra e o seu chamado. Esperamos por “milagres”, acontecimentos extraordinários, mas não temos o coração aquecido pelo convívio cotidiano com a Palavra de Deus, que nos prepara para reconhecer as nossas limitações e perceber as maravilhas que Deus opera em nós todos os dias. Por isso, temos grande dificuldade em seguir os passos de Jesus, em compreender os seus ensinamentos e colocá-los em prática, nos tornando pescadores de homens, missão de todo cristão.

Nenhum comentário: