terça-feira, 22 de setembro de 2009

25ª Semana do Tempo Comum - Terça-feira: Lc 8, 19-21

Os laços que unem os irmãos na fé é o Amor
O evangelho de Lucas, nesta passagem, parece apresentar um Jesus que despreza a sua família humana, mas essa não é a verdade dos fatos.
Jesus está no meio dos seus discípulos, certamente transmitindo seus ensinamentos, aqueles que o avisam da presença da mãe e dos outros familiares não estão interessados no que Ele está ensinando e, portanto, desviam a atenção dos demais interrompendo Jesus.
Jesus então mostra que a família de Deus é muito maior que a família humana, pois todos os que se cuidam entre si são pais e mães na fé, e todos os que partilham a Palavra de Deus e a colocam em prática são irmãos, filhos do mesmo Pai que está no céu.
Com isso, Jesus adverte para a realidade do Reino: nada é mais importante do que ouvir a Palavra e pô-la em prática vivendo a fé no amor ao próximo, ao irmão. Quem age assim demonstra que verdadeiramente pertencer à Família de Deus, pois, a exemplo de Jesus, pratica as obras do Pai.
Hoje, nos deixamos levar por tantos ruídos que interferem na comunicação com Deus. Distraímo-nos com tantas coisas e impedimos Jesus de nos falar. E assim, vivemos a nossa fé na superficialidade de gestos e ritos que não nos compromete com o projeto de Deus, com o seu plano de Amor. Ficamos na periferia da construção do Reino, apenas fazendo número e impedindo os outros de entrar, de se aproximar de Jesus. É preciso estar atento e agir assumindo o lugar que nos cabe na grande família da Fé, colocando-nos a serviço da Vida e do Amor.

Nenhum comentário: