Cristão é aquele que se deixa transformar pela Palavra
O texto do evangelho de hoje, diz que ninguém acende uma lâmpada para deixá-la escondida, pois se assim for, ela não tem serventia. Ora, o que esta comparação quer dizer é que se alguém ouve a Palavra de Deus e não a põe em prática, é como lâmpada sem serventia, que não ilumina nada.
Lucas mostra que a Palavra de Deus não pode ficar escondida ou adormecida; quando acolhida no coração ela brota e cresce.
Aquele que acolhe a Palavra deve tornar-se luz do mundo, iluminando os caminhos que percorre e a comunidade de que faz parte. Ser luz do mundo é ser instrumento a serviço da vida. As trevas se prestam para os malfeitores agirem sem serem percebidos. A luz deixa tudo às claras e por isso mostra o que é verdadeiro e o que é falso, Onde há luz, é possível se ver o que é bom e o que é mal. Não é a luz que aponta e que denuncia, mas é a sua claridade que permite enxergar a diferença.
Assim, aquele que crê se deixa transformar pela Palavra e se coloca a serviço de Jesus, como construtor do Reino, se torna luz que ilumina e ajuda as pessoas a enxergarem por si mesmas o amor de Deus. Elas podem enxergar porque o agir do cristão comprometido com Cristo é lâmpada colocada no candeeiro da Humanidade.
Mas, é preciso estar atento, pois se ouvimos a Palavra de Deus e não a colocamos em prática, guardando-a só para nós mesmos, como se fosse uma relíquia, corremos o risco de nos tornarmos servos inúteis, lâmpadas apagadas, sem serventia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário