segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Evangelho do dia 25/08/2008: Mt 23, 13-22

A Hipocrisia dos que vivem sem Amor

Este texto do Evangelho nos mostra o impasse entre o comportamento dos escribas e fariseus e o comportamento dos seguidores de Jesus. A comunidade de Mateus entra em choque com os judeus por causa da hipocrisia destes, que vivem pregando e exigindo o cumprimento da Lei de Moisés, mas que não vivem a verdadeira Lei de Deus, que é a Lei do Amor. Eles vivem da aparência, tudo o que fazem tem o propósito de auto-promoção e de benefício pessoal.
Falando pela comunidade, Jesus adverte sobre essa atitude que em nada contribui com o Reino, ao contrário, afasta as pessoas.
Jesus adverte sobre o erro de subverter a ordem das coisas, dando maior valor ao rito e ao sacrifício, negando o valor essencial da bênção, sinal da presença de Deus. As oferendas e sacrifícios não cumprem seu papel se a bênção de Deus não descer sobre eles. A Lei não é maior do que Deus, o rito não é maior do Deus, o sacrifício não é maior do que Deus, a oferenda não é maior do que Deus.
Deus é Amor, portanto, o Amor é maior que todos os sacrifícios e oferendas. É o Amor que valoriza todos os gestos e todas as coisas, que aproxima os irmãos e que aproxima a humanidade de Deus. É por Amor que Ele será sempre o nosso Deus e nós seremos o seu povo.

Nenhum comentário: