sábado, 23 de agosto de 2008

Evangelho do dia 23/08/2008: Mt 23,1-12

A maior virtude é a humildade.

Ao falar sobre os escribas e fariseus, Jesus diz que eles possuem a sabedoria e o conhecimento para ensinar sobre a Lei de Deus. E que todos devem seguir os seus ensinamentos. Porém, o comportamento deles está longe de ser conforme a vontade de Deus. Eles ensinam, mas não praticam o que ensinam. Eles estabelecem as normas, mas não as observam. Querem apenas "aparecer", estar em evidência, tomar o melhor lugar. Na sinagoga são os primeiros, donos do lugar; na sociedade querem ser reconhecidos como os melhores, os mestres.
Jesus adverte que entre os cristãos não deve ser assim; quem tem sabedoria, deve saber que isso é apenas um dom que vem de Deus, para ser colocado em benefício dos outros, pois há um só Mestre, e os homens e mulheres são todos irmãos, ninguém é mais que o outro. Também fala que não devem chamar ninguém de pai, isto é, não devem se referir aos dirigentes religiosos como se fossem os pais da fé, pois a fé vem do Pai que está nos céus. Diz ainda que, os cristãos não devem permitir que os chamem de guias, pois o único guia é o Cristo, enviado de Deus.
Jesus resalta que para Deus, o maior é aquele que se põe a serviço dos irmãos, e que todo aquele que se exalta, que deixa o orgulho falar mais alto e assume posição de grande personalidade, esse será humilhado, pois está usurpando um lugar que não é seu. Porém, todo aquele que vive com humildade, ciente de que tudo o que tem vem de Deus, e que seu papel é apenas um papel de coadjuvante no projeto do Reino, onde o próprio Cristo é o protagonista.

Nenhum comentário: