sábado, 16 de agosto de 2008

Evangelho do dia 16/8/2008: Mt 19, 13-15



A quem pertence o Reino de Deus



Nesta passagem do Evangelho, mais uma vez Jesus toma as crianças como exemplo daqueles que a quem pertence o Reino de Deus. Mas será que compreendemos o verdadeiro significado disso? Para entender o que Jesus nos diz é preciso enxergar a essência da alma infantil.
Uma criança é, em primeiro lugar, livre de todo pré-conceito; ela é autêntica e sincera, não dissimula, não usa de falsidade. Seu coração é aberto, ela confia plenamente nas pessoas que lhe são próximas, tem a capacidade de partilhar e busca proteção e conforto nos braços daqueles a quem ama, entregando-se completamente a eles. Ela vive com alegria, ainda que as condições de vida sejam adversas. Ela não guarda rancor, nem cultiva o ódio, ao contrário, é capaz de perdoar até mesmo uma injustiça cometida contra ela.
Certamente não é possível esgotar as características de uma criança que fazem dela o perfeito exemplo dos portadores do Reino. Assim, se nós cristãos queremos construir o Reino de Deus entre nós, precisamos nos tornar como crianças, abrindo nosso coração ao Pai e nos entregando ao seu amor com total confiança e disponibilidade, vivendo a esperança de um mundo melhor onde o perdão e a misericórdia sejam a luz que ilumina o nosso agir e a partilha da vida, dos dons e dos bens seja a semente que vamos plantando no nosso caminho.

Nenhum comentário: