terça-feira, 10 de agosto de 2010

Curso Bíblico - Evangelhos Sinóticos

A partir deste mês, vamos publicar um Curso Bíblico, iniciando com os EVANGELHOS SINÓTICOS, que representam o conjunto dos Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas.

Nas primeiras aulas, faremos uma Introdução ao  Novo Testamento, pois para compreendermos bem a mensagem desses evangelistas devemos entender o significado do Novo Testamento.

Introdução ao Novo Testamento
A aliança que Deus fez com a humanidade desde o início jamais foi revogada, apesar do ser humano ter se afastado do caminho proposto por Deus.
Assim, as Escrituras Hebraicas, que chamamos de Antigo Testamento, não devem ser vistas como ultrapassadas ou coadjuvantes, servindo apenas para dar respaldo ao Novo Testamento. Ao contrário, precisamos compreender sua mensagem, a ação salvífica de Deus em favor da humanidade, que se revela desde sua criação e que vai se realizar plenamente em Jesus Cristo.
O Antigo Testamento é depositário dessa verdade, da aliança única que Cristo vai selar definitivamente com seu sangue. Dessa forma, jamais devemos usar as passagens do Antigo Testamento para justificar o Novo, mas devemos buscar nelas sua própria verdade teológica.
Outra coisa que precisa ser bem entendida é com relação à forma em que as Escrituras, tanto no Antigo como no Novo Testamento se apresentam.
Os textos bíblicos são inspirados por Deus, frutos da experiência de fé do povo. Isto é, Deus inspira nos corações o sentir e o agir humanos segundo seu projeto, e a inspiração lhes dá o discernimento diante dos desafios da realidade. Não é um ditado de palavras, mas um ardor que nasce no coração e se manifesta no clamor do povo. 
Por isso, antes de ser escrita a Palavra de Deus é vivida, transmitida boca a boca, de geração a geração. E ao ser escrita, a palavra é gerada no contexto histórico-cultural da comunidade que a escreve, com os olhos voltados para aqueles a quem ela se destina.
É por isso que nunca devemos tomar a palavra escrita na Bíblia ao pé da letra, pois corremos o risco de perder o sentido próprio da Palavra de Deus, perder a verdade que Ele nos transmite.
“Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda criatura! (Mc 16,15)”. Esse é o mandato de Jesus aos discípulos, e é também a vocação e missão de todo cristão. Sabemos que o Evangelho é a Boa Nova, mas qual é essa Boa Nova? São os milagres e os ensinamentos de Jesus?
A Boa Nova é o próprio Jesus, o Filho de Deus feito homem, que se encarna na humanidade para salvá-la, como diz o Catecismo da Igreja Católica nos parágrafos 457 a 461. Esse é o Querigma, a mensagem cristã que é o núcleo central de toda a evangelização.
Os feitos, ditos e milagres de Jesus são sinais de que a chegada do Reino de Deus está acontecendo e que Jesus é o Messias enviado para restaurar a aliança definitiva entre a humanidade e Deus.
É essa a verdade que devemos anunciar: “Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo; fazei penitência e crede no Evangelho” (Mc 1,15; cf. em MT 10,7-8 e Lc 24,46-47).
Os evangelistas se sentem envolvidos por essa missão. Eles não podem silenciar e sentem que a mensagem de Deus continua a lhes inspirar para seguir pregando. Mas precisam ser fiéis a tudo que viram e ouviram. Assim, eles começam a contar as histórias que viveram juntamente com Jesus, mas usando palavras, figuras e imagens que são compreendidas pela a comunidade.
[Continuaremos no próximo mês. Mas se você tiver alguma dúvida, envie sua dúvida para teologiasantana@gmail.com que responderei. Copie e guarde esse texto que no final você terá uma apostila]

Nenhum comentário: