quarta-feira, 9 de setembro de 2009

23ª Semana do Tempo Comum - Quarta-feira: Lc 6, 20-26


Bem aventurados os que confiam em Deus
O Evangelho das Bem aventuranças nos fala de esperança, de confiança no projeto do Reino de Deus. Aqueles que apesar das dificuldades que o mundo lhes impõe colocam a vida nas mãos de Deus, serão consolados, recompensados com a vida em plenitude, legítimos herdeiros do Reino.
Felizes os pobres, aqueles a quem falta o que é essencial na vida, e que apesar disso são capazes de partilhar o pouco que possuem.
Felizes os que têm fome de todo alimento, para o corpo, para a mente, para o espírito, para a vida, pois no Reino encontrarão o verdadeiro alimento que sacia essa fome.
Felizes os que choram, que sentem o coração ferido pela opressão, pela dor do abandono e pelo sofrimento, pois Deus ouve o clamor dos seus filhos e enxuga suas lágrimas devolvendo-lhes a alegria de viver.
Felizes os que acreditam no Senhor e seguem o caminho daquele se fez humano para com sua encarnação redimir a Humanidade. Muitos são chamados a segui-lo, mas poucos aceitam esse convite de vida eterna.
Em contrapartida, vêm os ais, as advertências aos que se negam a viver os valores do Reino, promovendo a justiça e paz. Ai de todos aqueles que acumulam bens e riquezas, se fartam de tudo ignorando o valor da partilha, se inebriam com os prazeres do mundo, vivendo a alegria passageira e o sucesso efêmero. Pois, tudo isso é fumaça que se dissipa, é fortuna volátil que se incendeia tornando-se cinzas.
Com essas palavras, Jesus nos mostra que a verdadeira riqueza está em confiar no Pai que nunca desampara seus filhos, mas dá a eles a plena felicidade, a vida eterna.

Nenhum comentário: