O Amor é o sinal visível da Fé
Em seu evangelho, Lucas toca pontos cruciais para a fé dos cristãos. Em primeiro lugar, vemos que Jesus está na casa de um fariseu – estes não se sentavam à mesa com outros que não fossem do seu meio e não se aproximavam daqueles que consideravam pecadores, para não ficarem impuros. Assim, como uma mulher pecadora estava na sala de sua casa?
Segundo ponto: era costume judaico oferecer uma bacia com água para que os convidados se lavassem, antes de sentarem-se à mesa, coisa que o fariseu não fez, como nos mostra as palavras de Jesus.
Terceiro ponto: os amigos convidados eram saudados com um beijo na face, em sinal de amizade e boas vindas, gesto que não foi feito pelo fariseu.
Diante de todas essas evidências, a conclusão é a de que Jesus não está ali como convidado para o jantar, o fariseu o está colocando à prova, para ver como se comporta.
Novamente a questão do julgamento está em foco. Aquele povo, escolhido para acolher o enviado de Deus, tem o coração duro e cheio de orgulho. Convivem com aquele que foi enviado, mas não conseguem enxergar o caminho de salvação.
Jesus mostra que a salvação que Ele veio trazer é para todos, mas aqueles que estão cheios da “verdade” não percebem nem mesmo a graça que receberam. Ao contrário, aqueles que vivem na humilhação do pecado, sentem essa graça que transforma suas vidas, dando-lhes novo alento.
Para nós, hoje, essa passagem deve ser um alerta, pois muitas vezes, pensamos ser melhores que os outros pelo simples fato de sermos cristãos e vivermos a nossa fé pela fidelidade aos ritos, ao culto e à doutrina, exatamente como faziam os fariseus, permitindo-nos julgar aqueles que não vivem como nós. É preciso estar atento, para não impedir que a graça de Deus transforme a nossa vida e nos encha de Amor, aquele amor que se traduz em obras de compaixão e misericórdia para com os irmãos. Quem não ama ao irmão a quem vê, não ama a Deus a quem não vê (1Jo 4,20), por que Deus é Amor e o sinal da Fé é a compaixão e misericórdia para com os outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário