quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Evangelho do dia 21/08/2008: Mt 22, 1-14




É preciso escutar o chamado de Deus
e viver a comunhão.

Mais uma vez o Reino de Deus é tema dos ensinamentos de Jesus. Isso acontece por ser esta a sua missão: anunciar o Reino de Deus.
Hoje, Jesus o compara à festa de casamento que o Rei prepara para seu Filho. Primeiro ele chama os nobres, aqueles que lhe são próximos e que pertencem à Corte, mas estes não aceitam o convite. Depois chama outros, que já não pertencem à sua Corte, mas que são pessoas de prestígio, estes desprezam seu convite e até mesmo matam seus enviados.
Por fim chama todos os que estão pelos caminhos, sem rumo e sem esperança. Estes aceitam o convite do Rei e comparecem à Festa, porém entre eles há quem não se veste dignamente, não porque não pode, mas porque não quer, porque não aceita se revestir com a veste nupcial.
Jesus mostra, com esta parábola, a dinâmica do Reino. Primeiro a humanidade foi chamada a participar do Banquete que Deus preparou para aqueles que criou à sua imagem e semelhança, mas o ser humano ignorou o vínculo que o unia a Deus e escolheu outros caminhos. Depois, Deus chama um povo para o Banquete, mas este despreza seu convite, faz-se surdo á voz dos profetas e alguns até mesmo matam os enviados de Deus. Por fim, Deus chama os pobres, os marginalizados, os excluídos que estão pelas esquinas da vida. Estes escutam o chamado e vão para a Festa. Mas, para participar dignamente das Bodas que O Filho de Deus realiza com a Humanidade, é preciso revestir-se com a veste do amor, bordada com o perdão e ornamentada pela preciosidade dos gestos de partilha. Aqueles que se negam a viver a plena comunhão com os irmãos, não está preparado para participar do Reino de Deus.

Nenhum comentário: