domingo, 4 de outubro de 2009

27ª Semana do Tempo Comum - Quarta-feira: Lc 11, 1-4


Deus ouve a nossa oração
Lucas mostra, nas palavras de Jesus, que não é preciso falar muito a Deus, pois o Pai sabe o que seu filho necessita e sempre há de atender. Esse texto nos mostra o poder da oração, não um poder mágico, mas o poder da graça que se derrama sobre aqueles que estão em sintonia com Deus, dando-lhes a capacidade de realizar as obras de caridade e justiça em benefício dos irmãos.

O cristão que segue os passos de Jesus deve fazer da oração a sua força para assumir a missão. A oração deve nos fazer ouvir a voz do Senhor, mais do que falar a Ele sobre nós; deve nos inquietar com os clamores do Pai, que ouve o grito dos irmãos mais pobres, mais do que tranquilizar nossa consciência que se omite diante do sofrimento alheio; deve nos mover na direção daqueles que estão caídos e abandonados, mais do que nos fazer estacionar nas asas da devoção piedosa e inerte. A oração é o alimento do espírito, que nos aproxima de Deus, para depois nos conduzir na direção do irmão, nos colocando a serviço da construção do Reino.
Orar não é falar para Deus, mas deixar que Deus fale conosco. O fruto da oração é a transformação da própria vida, que leva a olhar a realidade e discerni-la à luz do Reino, anunciando com nosso agir que o Pai quer a felicidade de todos os seus filhos, e ao mesmo tempo denunciando com nossa indignação o mal que impede essa felicidade. Assim fazia Jesus, assim devem fazer todos os seus seguidores, e assim o Pai sempre irá nos atender.

Um comentário:

Glauco Félix Teixeira Landim, SDB disse...

Oi Maria Aparecida!
Muito obrigado pela indicação do meu blog!
Um abraço e um ótimo mês de outubro para você!