terça-feira, 1 de setembro de 2009

22ª Semana do Tempo Comum - Terça-feira: Lc 4,31-37


A autoridade que vem de Deus
O Evangelho de hoje nos fala da autoridade de Jesus, não uma autoridade de poder, mas autoridade de Sabedoria. Jesus age como quem confia plenamente na Verdade que o move. Ele não se deixa intimidar diante do mal, não recua diante do falso poder. Sua ação é definitiva, ela liberta os homens que estão dominados pelos espíritos imundos gerados pelo poder do mundo: espírito de egoísmo, espírito de dominação, espírito de ganância, espírito de prepotencia, etc.
A autoridade de Jesus vem de Deus, o Espírito que o move é o Espírito do Pai, e sobre Ele nenhum poder se estabelece. Jesus é livre, não pode ser manipulado pelo espírito do mundo. Seus ensinamentos abrem novas perspectivas àqueles que querem seguí-lo. E estes são libertados, o mal que os dominava não mais tem poder sobre eles. Esse é o poder de Jesus, o poder que liberta, que devolve à pessoa a dignidade humana.
No mundo de hoje, dominado por tantos espíritos imundos que cerceiam a liberdade dos seres humanos, o cristão, aquele que verdadeiramente ouve os ensinamentos de Jesus e os põe em prática permitindo que Ele o liberte, não se deixa mais aprisionar pelo mal, mas se mantém livre e faz suas escolhas com plena liberdade, sem temor, com confiança. Há um dito que diz: "O contrário de covardia não é a coragem, mas a fé"; o cristão luta com fé, é ela que o faz vencer os obstáculos.

Nenhum comentário: