sábado, 1 de novembro de 2008

Novembro - Evangelização


Evangelizar:
missão de todos os cristãos


Falar sobre evangelização levanta algumas questões que podem dificultar a compreensão do significado de evangelizar.
Em primeiro lugar é preciso conhecer a definição de Evangelho. É muito comum entender o Evangelho como a história biográfica de Jesus. Mas na verdade, Evangelho é o convite à fé, inerente à proximidade histórica de Deus que se revela em Jesus Cristo, feito aos homens. Isto é, Evangelho é o convite para viver a fé que Deus nos faz entrando na história humana por meio de Jesus. Assim, o Evangelho é a Boa Nova, a mensagem libertadora do Cristo, que se encarna trazendo a salvação para a humanidade.
O Evangelho, assim compreendido, é o fundamento da fé cristâ. E crer significa acolher o Evangelho e pautar a vida por ele.
A partir dessa definição, podemos compreender que evangelizar é difundir a Boa Nova de Jesus, anunciando a salvação que Ele nos trouxe com a sua Encarnação. Jesus é o rosto humano de Deus, que ao entrar na história humana inteira e plenamente torna-se histórico Ele mesmo.
O Documento de Aparecida nos diz que como cristãos, discípulos e missionários de Jesus, queremos e devemos proclamar o Evangelho, anunciando que Deus nos ama, que está perto de nós com o poder salvador e libertador do seu Reino, que nos acompanha nas tribulações e que alenta incessantemente nossa esperança em meio a todas as provas. (cf DA 30).
Assim, como discípulos e missionários, todos nós devemos cumprir nossa missão seguindo os passos de Jesus e adotando suas atitudes. Na generosidade dos missionários se manifesta a generosidade de Deus, na gratuidade dos apóstolos aparece a gratuidade do Evangelho. (cf. DA 31)
A missão dos cristãos é levar o próximo ao encontro com o Cristo; levá-lo a se aproximar de Jesus e ter com Ele um encontro pessoal que o faça reconhecer Nele o Enviado.
Jesus é o Caminho proposto por Deus à pessoa, à comunidade e à sociedade, para que estejam na Verdade e, por meio Dele, tenham a Vida em abundância. (cf. PNE – 2004-2008)
Como podemos perceber, evangelizar não é falar de Jesus, mas é testemunhar com a própria vida tudo o que Ele nos ensinou, levando a sua mensagem aos irmãos por meio das nossas ações e atitudes, se apropriando da sua pedagogia de compaixão e acolhimento que nos torna mais fraternos e, por conseqüência, solidários.
É através de atitudes claramente solidárias que o discípulo missionário de Jesus Cristo será capaz de anunciar a Boa Nova, mesmo diante do sofrimento dos irmãos assolados por dores imensas que não podem passar despercebidas. (cf DGAE 2008-2010, 107).
Como disse São Paulo na Carta aos Corintos: “Ai de mim se eu não evangelizar”(1Cor 9,16). “Assumir permanentemente a missão evangelizadora é, para todas as comunidades e para cada cristão, a condição fundamental para preservar e reviver o clima pascal de alegria no Espírito, que animou a Igreja em seu nascimento e a sustentou em todos os grandes momentos de sua história”. (DGAE 2008-2010, 210).

Abreviaturas: DA = Documento de Aparecida;
PNE = Plano Nacional de Evangelização – CNBB;
DGAE = Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.

Nenhum comentário: