segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Evangelho de 15/09/2008: Lc 2, 33-35


Jesus e Maria, vítimas da maldade humana

Esse texto do Evangelho apresenta a profecia de Simeão. Jesus, o Filho de Deus, trazia consigo a salvação, mas enquanto muitos o seguiriam, outros o perseguiriam.
A encarnação de Jesus traz a salvação para a humanidade, restabelece a relação com Deus, mas essa relação é exigente. Para manter a relação com o Pai, a humanidade deve construir um novo relacionamento com os irmãos, um relacionamento de amor incondicional, de amor fraterno e solidário. E essa exigência vai contrariar os interesses daqueles que desejam o poder e a riqueza.
A vinda de Jesus vai trazer consolo e vida para os pobres e marginalizados, porém vai ser motivo de queda dos que não acolherem o projeto do Reino.
Jesus vai sofrer e morrer por causa da maldade dos que preferem o projeto de poder.
Maria vai sofrer pelo Filho, vai sofrer com o Filho, vai sofrer a dor mais profunda que fere o coração de uma mãe como uma adaga cravada: a morte injusta do único Filho.
Hoje, a dor de Maria se estampa na dor de tantas mães que vêem seus filhos se tornarem vítimas inocente da violência, das drogas, da maldade humana.
E assim como Simeão, os cristãos devem estar atentos e perceber os sinais dos tempos, anunciando a salvação e denunciando as causas do mal.

Nenhum comentário: