terça-feira, 12 de agosto de 2008

Evangelho do dia 12/08/2008: Mt 18,1-5.10.12-14


Responsabilidade Cristã frente aos pequenos da sociedade


Maria Aparecida de Cicco


Esse texto do evangelho escrito por Mateus, nos questiona quanto ao nosso modo de agir, principalmente no relacionamento com os pequenos da sociedade, as pessoas simples e humildes, os pobres.

Primeiro Jesus adverte aqueles que o seguem tendo em vista o lugar que podem alcançar por estarem ao lado dele. Mesmo sendo discipulos, eles ainda não se deram conta de que o mais importante é colocar-se a serviço e não desejar ser servido.

É preciso ser como uma criança, destituida de ambição ao poder, cheia de autêntica confiança, sincera, capaz de se relacionar com as pessoas sem restrições ou condições.

O Reino do Céu pertence àqueles que são como crianças, que têm o coração aberto à ação do Espírito, os pobres (Mt 5,3). Neles encontramos a semente do Reino.

Aqueles que por amor a Jesus se tornam desprendidos, livres, esses são reconhecidos no Céu; e quem acolhe os pequenos com amor esse é verdadeiramente cristão, pois está acolhendo o próprio Jesus.

Jesus ainda faz uma advertência: "Cuidado para não desprezar nenhum desses pequeninos". Pois se o Reino de Deus pertence a eles, desprezá-los é desprezar a semente do Reino de que são portadores. E Deus não quer que ninguém se perca, principalmente por causa do desprezo de quem busca poder e prestígio.

Ser cristão exige vivência do amor incondicional, atenção aos mais pequenos, disponibilidade para construir uma sociedade que não seja excludente, que não marginalize os pobres.

Ser cristão é colocar-se a serviço do Reino de Deus, e evitar ser pedra de tropeço para os que estão à nossa volta, principalmente os mais pobres e marginalizados da sociedade.

Ser cristão é ser imagem daquele que atrai a Deus, que é o Caminho que leva ao Pai. A nossa responsabilidade é de acolher com amor todos aqueles que estão afastados, buscar aqueles que estão caídos, ser o bom samaritano para os que foram feridos pela sociedade, como fez Jesus.

Que Deus nos abençoe neste dia e nos dê a graça de vivermos no seu Amor, construindo um mundo melhor.