terça-feira, 19 de agosto de 2008

Evangelho do dia 19/08/2008: Mt 19, 23-30


Vida Eterna: recompensa de quem segue a Jesus

Assim como nós, nos dias de hoje, também os discípulos que conviviam com Jesus ficavam ansiosos pela recompensa que haveriam de receber por deixar de lado tudo o que tinham. Nem todos estavam dispostos a abrir mão de seus bens, de suas posses, fazendo a partilha com os mais pobres. A riquesa material era mais concreta do que o Reino, e seu poder era mais atraente pois dava prestígio. Assim, os ricos, aqueles que se deixavam seduzir pelo poder das riquezas, não conseguiam compreender o valor de uma vida despojada, nem perceber a importância da partilha na construção de um Reino que ultrapassa os limites do tempo e da história. O Reino de Deus começa aqui, e deve ser construido pela vida de comunhão, que exige gesto de perdão, de compaixão, de partilha e de solidariedade. Gesto de amor incondicional que estabelece novos laços de fraternidade e abre novos horizontes, invisíveis àqueles que se deixam cegar pelo brilho da riqueza passageira.
A sociedade do tempo de Jesus, e também a de hoje, julga as pessoas pelo que possuem e dá valor a quem tem maior riqueza, mas no Reino de Deus aqueles que são desprezados pela sociedade, os pobres, marginalizados, excluidos, têm um lugar especial e são chamados a ocupar os melhores lugares.
Assim, os discípulos de Jesus não devem se preocupar com a recompensa que vão receber, pois aqueles que verdadeiramente se empenham na construção do Reino, colocando o projeto de Deus à frente de todos os outros projetos de vida, acumulam a maior de todas as riquezas, a única herança que o tempo não consome: a Vida Eterna!

Nenhum comentário: